Quando moramos e um imóvel alugado, na hora da devolução, é realizada uma vistoria para atestar que o imóvel se encontra nas mesmas condições de quando foi alugado. Nesse momento pode haver diversas divergências entre locador e locatário, por isso é preciso estar precavido e atento para não passar dor de cabeça e até mesmo ter gastos extras.
Nesse artigo seguem algumas dicas para você não se enrolar na hora da devolução do imóvel quando o assunto é vistoria. Acompanhe:
Vistoria de locação
Quando você aluga um imóvel, o locador ou imobiliária irá passar uma lista com a vistoria feita previamente por algum deles pra você conferir e assinar. Esse é o momento mais importante para estar atento, pois, todos os itens listados nessa vistoria devem ser cuidadosamente conferidos por você. Eles serão cobrados na hora da entrega.
Por isso esteja atento em conferir cada item listado, fazendo observações nas coisas que você considere divergente, ou seja, um complemento de vistoria. Uma ótima dica é a de tirar e anexar fotos à esse complemento que deve ser entregue em um prazo de até vinte dias, após a locação, aqui na imobiliária. Este complemento será conferido pelo vistoriador e anexado à vistoria de locação.
Vistoria na saída
É nesse momento que você vai utilizar a vistoria feita na hora da locação, por ela, você e o vistoriador da empresa vão se guiar para conferir e reparar, quando necessário, aquilo que esteja em condições diferentes daquelas listadas na assinatura do contrato. Mais uma vez você deve pegar essa lista e ir conferindo item por item para garantir que tudo esteja de acordo. Por isso esteja atento, principalmente, aos seguintes aspectos:
— Pintura nas mesmas condições. Geralmente é preciso pintar o imóvel novamente, e fique atento, pois, geralmente, até a marca da tinta é especificada na vistoria inicial e você deverá utilizar aquela listada no contrato. Além disso, é preciso que se contrate um bom pintor para garantir o acabamento final.
— Danos nas paredes. Reformas estruturais são de responsabilidade do locador, contudo, pequenos danos nas paredes causados por pregos e parafusos, por exemplo, devem ser solucionados pelo locatário.
— Portas e janelas. Ao pintar o imóvel lembre-se das portas, janelas e grades. Elas também precisam ter as cores restauradas. Em caso de danos nessas estruturas eles também precisam ser sanados.
— Limpeza do imóvel. Antes da vistoria final vá até ao imóvel e limpe possíveis manchas de tinta e sujeira, isso causará uma melhor impressão ao vistoriador.
E lembre-se de sempre pedir a vistoria alguns dias antes da data de devolução do imóvel. Assim você evita ter que pagar mais dias de aluguel enquanto soluciona possíveis problemas encontrados. Além disso, contrate profissionais aos quais você confia para executar o serviço, isso evita muitos problemas com prazo e qualidade.
Já teve dor de cabeça com vistorias? Que tal compartilhar suas experiências e sugestões com nossos leitores? E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.
- Artigo Anterior Como economizar energia e reduzir a conta de luz neste verão?
- Próximo Artigo Quais São os Benefícios de Investir em Imóveis Comerciais?