Luiza Cabral

Rachaduras nas paredes são sinal de que algo está errado com a sua construção, e ao perceber seu aparecimento, o morador deve ficar atento e tentar identificar suas causas e evolução para constatar se elas representam maiores riscos à estrutura do imóvel.

 

Nesse artigo apresentaremos as principais causas das rachaduras nas paredes, mostrando também quando você deve procurar ajuda especializada para solução do problema. Acompanhe:

 

Principais causas

 

As causas mais recorrentes que ocasionam rachaduras nas paredes são:

 

— Comprometimento estrutural;

— Acomodação do solo que pode fazer com que fundações mal executadas cedam mais em uma parte da casa do que na outra, causando deslocamento de parte da estrutura;

— Dilatação térmica, principalmente pela exposição ao sol;

— Retração de materiais pela perda de água dos seus componentes;

— Infiltrações por vazamentos e má impermeabilização da laje;

— Trepidações e vibrações causadas por agentes externos como tráfego de veículos pesados na rua.

 

Riscos e solução do problema

 

As rachaduras na parede, dependendo da causa, podem representar um grande risco à toda estrutura do imóvel, sendo capaz, até mesmo, de causar o desabamento do mesmo. Os riscos envolvidos com as rachaduras vão depender, principalmente, das causas e da severidade do problema.

 

Portanto, ao identificar grandes rachaduras na parede, procure orientação especializada de um engenheiro imediatamente. E lembre-se de nunca tentar resolver o problema por conta própria, você pode acabar apenas mascarando esteticamente algo mais sério, colocando sua vida em risco.

 

Tem notado rachaduras nas suas paredes e está preocupado com os riscos envolvidos? Fale das suas dúvidas e medos nos comentários que responderemos o mais brevemente possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Categorias