A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente um novo pacote de meditas de crédito imobiliário, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Algumas das novas medidas adotadas pelo banco foram a criação de uma linha de crédito para o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e também dos custos que pessoas físicas tenham com cartórios.
Além disso, desde a segunda quinzena de julho a CEF passou a permitir que o financiamento de imóveis fosse registrado de maneira eletrônica, o que ajuda a agilizar o processo para a maior parte dos clientes.
No caso das construtoras, o novo pacote de medidas de crédito facilita que elas tenham acesso ao financiamento, já que flexibiliza as exigências necessárias para que o crédito seja concedido.
O objetivo da medida é que seja possível atender as demandas do segmento imobiliário, atingindo assim melhores resultados.
Veja, a seguir, um pouco mais a respeito das medidas de crédito imobiliário do novo pacote anunciado pela Caixa.
Essa é a hora de você aproveitar!
Medidas para pessoas físicas
O pacote de novas medidas prevê a carência de seis meses para o financiamento de imóveis novos, o que tem ocasionado um aumento enorme no número de contratos fechados.
Isso porque quem deseja comprar um imóvel novo financiado poderá ter um tempo maior para começar a pagar a primeira parcela, o que ajuda muito a aliviar o orçamento.
Além disso, os clientes que pretendem realizar a compra do imóvel com a CEF poderão, com as novas medidas, incluir os custos do cartório, como as despesas para a aquisição do imóvel ou ainda os encargos sobre ele.
As despesas de ITBI também poderão ser incluídas no contrato de financiamento imobiliário para quem irá comprar o imóvel com a Caixa, sendo esse um tributo que é obrigatório para todos os que compram um imóvel.
A opção de inclusão das despesas com cartórios e com o ITBI vale para todas aquelas operações de compras residenciais que forem feitas com os recursos provenientes do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Elas também serão feitas nas operações realizadas com os recursos SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), lembrando sempre que nos dois casos vale para imóveis que custem até R$ 1,5 milhão.
Medidas para pessoas jurídicas
No caso das pessoas jurídicas ou empresas, não há mais algumas exigências que eram feitas para a contratação de crédito na fase inicial do projeto.
Isso significa que a empresa não é mais obrigada a ter no mínimo 15% da obra pronta para que possa, então, conseguir o financiamento, pois agora ele pode requisitar e conseguir o crédito mesmo sem ter iniciando a construção.
Para conseguir o financiamento, entretanto, há uma redução da quantidade de imóveis do projeto que precisam ter sido vendidas, indo de 30% para 15%.
Medida para registro eletrônico de escrituras
Uma nova medida que foi anunciada é a possibilidade de se fazer o registro eletrônico de escrituras, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Esse processo será feito através da Plataforma Centralizada do Colégio do Registro de Imóveis, acelerando assim o registro para 5 dias (antes durava em torno de 45 dias).
Como você viu, a Caixa anunciou um novo pacote de medidas de crédito imobiliário para pessoas físicas e jurídicas, trazendo muitas novidades e vantagens na aquisição do financiamento.
Neste texto, mostramos quais foram as principais medidas anunciadas e como isso torna esse o momento perfeito para comprar o seu imóvel novo!
Gostou do artigo de hoje sobre novo pacote de medidas de crédito imobiliário?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários. Será um prazer lhe ajudar!
- Artigo Anterior Principais Dicas para Ter Atenção Antes de Adquirir um Imóvel
- Próximo Artigo Por que comprar o seu apê direto da planta?