Luiza Cabral

Muitas pessoas desejam vender um imóvel, mas não sabem exatamente o que atribui valor a ele.

Como são vários os fatores relacionados ao valor de um imóvel, nada melhor do que conhecer os principais.

O primeiro deles é a composição de bairro, ou seja, você deve verificar os valores pelos quais as casas da vizinhança foram vendidas recentemente.

A localização é outro fator que se atribui ao valor de um imóvel. Afinal, um imóvel bem localizado, próximo de centros comerciais, escolas e com baixa criminalidade valem mais.

O terceiro fator a ser considerado é o tamanho do imóvel e também o seu espaço útil, ou seja, as garagens e possíveis sótãos que estão inacabados não poderão ser considerados na metragem da casa.

Quanto maior for a metragem de um imóvel e o seu espaço útil, mais valorizado ele será no mercado.

O mercado local de imóveis é um outro fator que impacta muito e que, por isso, precisa ser bem considerado no momento de atribuir valor a ele, algo a que muitas pessoas não ficam atentas.

A idade do imóvel e as condições em que ele se encontra estão entre outros pontos de atribuição de valor.

Pense no seguinte: você daria o mesmo valor em uma casa de tamanho igual e na mesma rua, mas que fosse bem mais antiga do que a vizinha, além de estar em más condições de conservação?

Tudo isso precisa ser muito bem considerado para que você saiba exatamente qual o valor justo de um imóvel, tanto para a compra quanto para venda.

Afinal, vai ser possível que você consiga negociar o imóvel com preço justo, em que não haja perdas para nenhum dos dois lados da transação.

Categorias