Pode chegar um ponto da vida em que decidimos que é hora de sair do aluguel e investir em um imóvel próprio. Nesse momento muitas dúvidas podem surgir na hora de definir qual seria o imóvel certo pra você, principalmente se o imóvel for para uma família. Afinal de contas é preciso escolher um lugar que seja útil e agradável a todos que irão morar nele.
Para te ajudar nesse momento elaboramos esse artigo. Aqui você confere algumas dicas que vão te ajudar na difícil tarefa de escolher o imóvel próprio ideal. Acompanhe:
Defina as necessidades da sua família.
A primeira coisa que você deve fazer na hora de escolher um imóvel é pensar nas funções que esse imóvel deve proporcionar, considerando sua rotina e número de pessoas da família. Portanto, você deve fazer uma análise de como é a rotina dos futuros moradores e quais são os itens que devem ser priorizados na hora de escolher o espaço ideal.
Você deve ter em mente quantas pessoas realmente irão morar no imóvel, a idade e sexo dessas pessoas para saber o número de quartos necessários, quantos banheiros a casa deve ter, qual o tamanho ideal da sala e da cozinha dentre outros aspectos.
Uma forma de conseguir identificar o que é prioridade, é levar em consideração quais os hábitos familiares. Pense em questões como, por exemplo, se sua família gosta de cozinhar junta e passa muito tempo na cozinha, se vocês ficam muito tempo na sala de TV, se cada um prefere ficar nos seus próprios quartos, se vocês gostam de fazer festas e churrascos ao ar livre e se recebem visitas com muita frequência. Tudo isso irá te ajudar a definir qual o espaço ideal para se investir.
Casa ou apartamento?
Outra coisa que você deve definir ao pensar em adquirir uma residência é se você vai escolher uma casa ou apartamento. Essa escolha implica em muitas coisas e cada uma das opções possuem suas vantagens e desvantagens. Tudo vai depender do que você prioriza na sua vida.
A casa possui a vantagem de ser um espaço mais íntimo e que você não precisará se preocupar com convenções de condomínio ou então em não incomodar outro morador. Afinal, dentro dos limites do seu terreno quem manda é você. Além disso, esse tipo de construção permite ter um quintal, o que é uma vantagem para aqueles que gostam de ter pets e também de ter um espaço externo para relaxar e dar festas.
Já em um apartamento, as principais vantagens dizem respeito a segurança que esse tipo de imóvel proporciona. Além disso, morando em um apartamento, você tem a comodidade de não precisar se preocupar com manutenções externas ao seu imóvel. Isso tudo fica a cargo do condomínio.
Diante de tantas possibilidades a dica primordial é ter calma para escolher o melhor lugar para morar. Afinal, quando você compra um imóvel é sinal de que pretende passar muitos anos ou até mesmo a vida toda nele. Portanto, tenha calma para considerar o que você quer e escolher a residência que melhor atenda aos seus anseios, e sempre tenha um corretor capacitado para lhe ajudar na escolha é fundamental.
Está pensando em comprar um imóvel. Diga nos comentários quais são as maiores dificuldades que você está encontrando na hora de decidir qual é o ideal. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso artigo.
- Artigo Anterior Como economizar energia e reduzir a conta de luz neste verão?
- Próximo Artigo Quais São os Benefícios de Investir em Imóveis Comerciais?