Luiza Cabral

Mobiliar um imóvel não é tarefa fácil, e nem mesmo barata. Por isso, dependendo da situação, a melhor opção é procurar por imóveis que já vêm mobiliados. Porém, é preciso ficar atento a alguns cuidados que devem ser tomados na hora de fechar o contrato. Tudo para você não ter dor de cabeça depois.

 

E é sobre isso que abordaremos nesse artigo. Acompanhe:

 

Defina as responsabilidades em contrato

 

Quando alugamos um imóvel, com ou sem mobília, é de praxe fechar um contrato com os deveres de ambas as partes assim como com a vistoria atestando o estado atual do imóvel, que deverá ser preservado pelo inquilino. Contudo, quando tem mobília envolvida no contrato de locação, você deve ficar ainda mais atento à vistoria.

 

Móveis e eletroeletrônicos estragam e se desgastam com mais facilidade do que a parte estrutural do imóvel. Por isso, na vistoria, você deve atestar com muito cuidado as condições que se encontram as mobílias do imóvel que você irá alugar. Tomando cuidado de colocar na vistoria até os mínimos detalhes como arranhões ou cadeiras bambas, por exemplo.

 

Quanto aos eletrônicos, principalmente, é preciso saber o ano de fabricação da peça e o estado de conservação da mesma. Uma dica para você ficar mais seguro é definir em contrato que possíveis falhas nesses objetos, que não foram causadas por mau uso, sejam solucionadas pelo proprietário ou então com a divisão dos custos entre ambas as partes.

 

Pense duas vezes caso você já possua mobílias próprias

 

Pode acontecer de você já possuir alguns itens de mobília que o imóvel oferece, nesses casos, o ideal é que você não se desfaça do que é seu. Ao vender um item usado você acaba perdendo dinheiro e no futuro terá custos maiores caso precise adquirir uma peça nova. Nesses casos, nossa orientação é negociar com o locador para que ele tire do imóvel aquilo que você já possui, assim você pode utilizar as suas próprias mobílias.

 

Tenha cuidado redobrado na conservação da mobília

 

É preciso que o inquilino tenha em mente que a mobília que está sendo utilizada não é dele, portanto, o cuidado com a conservação da mesma deve ser primordial. E caso você possua animais de estimação procure ficar atento para evitar que o seu pet danifique os móveis com mordidas ou arranhões.

 

Sabe aquela máxima que diz “o combinado não sai caro”? Você deve levá-la em conta na hora de alugar. Por isso, converse e negocie todas as questões que você ache pertinente antes de fechar o contrato. E lembre-se de nunca deixar o combinado apenas em conversas, mas sim registrados em contrato.

 

Já teve experiências ao alugar um imóvel mobiliado? Conte pra gente nos comentários e vamos ajudar outros leitores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Categorias