Luiza Cabral

São muitas as divergências que podem surgir na relação do proprietário de um imóvel com seu inquilino. Na verdade, há até mesmo uma pré-disposição a isso, como se o interesse de um não estivesse ligado ao interesse do outro. O que é um erro!

 

O proprietário e inquilino possuem diversos interesses comuns, e dentre eles, manter a conservação do imóvel alugado. Afinal, é indiscutível, manter o imóvel em boas condições faz bem para os dois.

 

Nesse artigo abordaremos justamente sobre isso. Acompanhe:

 

Partindo da nossa introdução, onde já afirmamos que cuidar do imóvel é bom para ambas as partes, iremos entender melhor quais os principais benefícios para cada um.

 

Proprietário

 

Caso você possua um imóvel alugado muito provavelmente é do seu interesse que esse imóvel se mantenha em boas condições e até mesmo que ele seja melhorado. Melhorias no imóvel, para o proprietário, é uma forma de investimento que irá trazer diversos benefícios na hora de aluga-lo novamente, pois, imóveis com melhores condições de moradia podem ser alugados por valores maiores.

 

Dessa forma, a longo prazo, o dinheiro investido acaba retornado ao proprietário e as melhorias irão permanecer no imóvel. Assim, fica evidente que o proprietário não deve possuir apenas o interesse de manter o seu bem em boas condições, mas também de melhorá-lo para valorizar o aluguel recebido por ele.

 

Inquilino

 

Aqui o principal benefício diz respeito de que manter as boas condições de um imóvel irá ajudar a manter também as boas condições de moradia, aumentando assim a sensação de bem-estar de quem está morando nele.

 

Além, manter o imóvel com as mesmas características de quando ele foi alugado, é uma exigência que está presente na grande maioria dos contratos de locação. Ou seja, é uma obrigação. Assim, mantendo as boas condições do imóvel, ao requisitar a sua entrega, o inquilino não terá que arcar com altas despesas de reformas que possam ser necessárias devido a má conservação do mesmo.

 

É preciso entender que o inquilino e o locador do imóvel devem manter uma relação harmônica e cordial. Afinal, considerando o propósito do imóvel, que é a locação, o interesse de mantê-lo em boas condições é dos dois.

 

Já teve problemas relacionados ao tema do nosso artigo ao alugar um imóvel? Conte para a gente as suas experiências nos comentários.

Categorias