O número de trabalhadores autônomos aqui no Brasil bateu recorde neste ano. De acordo com estudo feito pelo IBGE, só de fevereiro a abril de 2022, o número de pessoas que trabalham por conta própria passou dos 25 milhões.
Com tantas pessoas nessa modalidade de trabalho, surgem as dúvidas quanto à possibilidade de autônomos poderem financiar um imóvel. Para responder, vamos começar falando sobre o que é um trabalhador autônomo.
O trabalhador autônomo é todo aquele que exerce uma atividade profissional sem que tenha um vínculo empregatício, assumindo seus próprios riscos. Ele tende a prestar serviços a clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, de maneira eventual e não habitual.
Explicado o que é um trabalhador autônomo, vem então a questão: ele pode financiar um imóvel sem ter a sua carteira assinada?
Durante muito tempo, as pessoas só conseguiam comprovar que tinham renda para os bancos e outras instituições financeiras ao apresentar a sua carteira de trabalho assinada ou ainda o seu contracheque.
Entretanto, com os anos, isso passou a mudar e novas possibilidades foram surgindo para quem atua como autônomo. Para comprovar a renda mensal, quem trabalha como autônomo tem duas opções:
- Por meio da declaração do imposto de renda, ou IR, ainda que seja isento do pagamento de impostos;
- Por meio dos seus comprovantes bancários, usando assim a movimentação da sua conta.
A comprovação de renda continua sendo essencial, pois é um processo muito importante para que o financiamento imobiliário seja aprovado, sendo que, desta maneira, o banco pode analisar e ter a certeza de que o imóvel será quitado.
Atualmente um autônomo possui outras maneiras de comprovar a sua renda que não seja a carteira assinada nem o contracheque, mostrando assim a possibilidade de financiar um imóvel sem trabalhar com carteira.
Outra possibilidade de comprovação de renda é através do Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Esse documento pode ser emitido por Pessoa Física que comprova a prestação de atividade remunerada, seja para uma empresa ou contratante particular.
Ter o crédito aprovado atualmente se tornou mais fácil para essa modalidade de trabalhador. Além do crédito aprovado, também é possível receber boas condições de pagamento e até obter juros e prazos mais baixos, já que os bancos querem atingir mais pessoas para serem beneficiadas, tanto físicas como jurídicas.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores. Será um prazer te ajudar na realização do sonho da casa própria.
- Artigo Anterior Principais Dicas para Ter Atenção Antes de Adquirir um Imóvel
- Próximo Artigo Por que comprar o seu apê direto da planta?