Quem mora em um imóvel alugado por uma imobiliária muito provavelmente já deve ter precisado de um fiador. Não é apenas para o aluguel de imóveis que ele é necessário, o fiador é exigido em todo tipo de negócio onde o fornecedor precise de garantias extras de que o cliente irá honrar com seus compromissos financeiros.
Abaixo explicaremos melhor para que serve o fiador. Acompanhe:
Como já comecei a explicar, a função do fiador é garantir o pagamento de uma dívida caso o contratante não honre com a mesma. Por isso, ser fiador exige confiança naquele que está no papel de inquilino, afinal, caso ele não honre com seus compromissos quem terá que honrar é o fiador já que juridicamente ele é solidariamente responsável pelo débito.
As garantias que um fiador deve dar para fiar um negócio vão depender das exigências de quem está fornecendo o serviço. Nas situações de aluguel, geralmente, as imobiliárias exigem que a pessoa tenha imóveis em seu nome e que sua renda seja equivalente a pelo menos 3 vezes o valor do aluguel.
Nesse caso a principal garantia vai ser o imóvel do fiador, pois, em casos extremos, onde a dívida não tenha sido paga e as negociações prévias não tenham surtido efeito, o fornecedor do serviço poderá entrar com uma ação exigindo a garantia que foi dada no ato do contrato, o imóvel em si.
Hoje a figura do fiador anda em desuso, tendo em vista tamanha responsabilidade. Por isso a Segurança oferece outras alternativas, como por exemplo, o seguro fiança e o CREDPAGO.
- Artigo Anterior Principais Dicas para Ter Atenção Antes de Adquirir um Imóvel
- Próximo Artigo Por que comprar o seu apê direto da planta?