Nesse artigo te ajudaremos a entender melhor o conceito de bolha imobiliária, esse fenômeno que, em alguns casos, pode até mesmo desencadear em uma crise na economia, principalmente do mercado imobiliário.
O que é?
Bolha imobiliária é um fenômeno onde, devido a algum movimento, um tipo de mercado (imóveis) sofre uma supervalorização dos seus preços sem refletir realmente o valor real do bem.
Na bolha o preço dos imóveis sofre uma valorização acelerada, contudo, essa valorização não é real. Devido a essa valorização artificial chega um determinado momento em que os preços voltam a cair e é nesse momento que acontece o estouro da bolha imobiliária, o que pode acabar desencadeando uma forte crise econômica.
Pode parecer difícil de entender, mas para te ajudar vamos utilizar um exemplo. Vamos supor que você comprou um apartamento por que no momento da compra você tenha percebido que os imóveis estavam em constante valorização, ou seja, você estaria fazendo um investimento com lucros a curto prazo caso você decida pela sua venda no futuro.
Nesse cenário você está considerando que o preço do imóvel comprado só tende a aumentar dali pra frente. Ainda, para pagar o seu imóvel, você pode ter optado pela aquisição de um empréstimo. Contudo, não é só você que está nesse movimento, diversas pessoas estão fazendo a mesma coisa, tornando-se cíclico.
Se a valorização imobiliária não refletir o preço real dos imóveis comprados o preço dos mesmos pode voltar a cair e é nesse momento que ocorre o estouro da bolha imobiliária. Isso gera uma grave crise no mercado, pois, a população estará endividada devido a principalmente financiamentos e, ao mesmo tempo, terão o preço do seu bem desvalorizado.
Entendeu melhor como funciona o conceito de bolha imobiliária? Já foi afetado por ela? Conte suas dúvidas e experiências nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o conteúdo.
- Artigo Anterior Principais Dicas para Ter Atenção Antes de Adquirir um Imóvel
- Próximo Artigo Por que comprar o seu apê direto da planta?