Luiza Cabral

ITBI é a sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que é um tributo cobrado pelo município e deve ser pago em uma eventual transferência de imóvel.

O processo de transferência de um imóvel para o nome do comprador só poderá ser acertado após a confirmação do pagamento do imposto, quando a documentação é então liberada.

Sempre que um imóvel tiver que ser transferido de uma pessoa para outra, o ITBI precisa ser pago. O valor do imposto varia de cidade para cidade e de acordo com o valor do imóvel.

Mas como calcular o ITBI?

O valor da alíquota do ITBI varia de acordo com cada cidade e pode chegar até o valor de 3% sobre a base de cálculo da transação.

O cálculo do imposto a ser realizado consiste em multiplicar a base de cálculo pelo percentual (alíquota) que for estabelecido para a sua cidade.

A base de cálculo considera o chamado valor venal do bem, ou seja, o valor pelo qual o imóvel seria negociado dentro de condições normais de mercado (para compra e venda à vista).

O valor venal de referência do imóvel em questão pode ser consultado diretamente no site da prefeitura da cidade em que ele está localizado.

Gostou do texto de hoje? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer lhe ajudar!

Categorias