Para comemorar o Dia Mundial da Gentileza, 13 novembro, no artigo de hoje falaremos a respeito da política da boa vizinhança, fundamental para manter uma relação saudável com seus vizinhos. Não se relacionar bem com aqueles que moram à sua volta pode trazer diversos transtornos, estresse e até mesmo limitar a sua vida cotidiana, por isso, seguir algumas regras de boa convivência é necessário para garantir a sua paz e bem-estar.
Confira abaixo as nossas dicas para você manter uma boa relação com os seus vizinhos e praticar diariamente a política da boa vizinhança:
1 — Tenha ciência das regras sociais do lugar onde você vive
Regras sociais são criadas para estimular padrões de comportamentos que foram definidos para melhorar a convivência em sociedade de forma geral e também mais especificamente do local onde você vive. Essas regras podem mudar de lugar para lugar.
Vamos supor que você viva em um condomínio, além das regras sociais gerais do bairro, cidade ou pais que você vive, também haverá as regras específicas desse condomínio, e conhece-las bem, vai ajudar que você não entre em atrito com os outros moradores.
2 — Respeite áreas comuns
Dentro da sua casa, desde que não afete seus vizinhos, você é livre pra fazer o que quiser, contudo, em áreas comuns a regra já não é esse. É preciso seguir as regras específicas definidas para cada ambiente. São exemplos o uso correto de vagas de estacionamento, piscina e salões de festas, calçada, locais para descarte de lixos e qualquer outro tipo de área comum.
3 — Conheça seus vizinhos
Diversos problemas podem ser solucionados apenas por meio de uma boa conversa. Dessa maneira procure conhecer os seus vizinhos, mantendo diálogos rotineiros e sem ser invasivo quanto a vida pessoal da pessoa. É aquele velho ditado, “conversando, todo mundo se entende”.
4 — Seja solidário e empático
A solidariedade faz toda diferença para a vida em sociedade. Por isso se mostre disponível para auxiliar os seus vizinhos sempre que possível. Hoje pode ser que ele esteja precisando da sua ajuda, porém futuramente poderá ser você. Dessa maneira você estabelece uma relação mais colaborativa e mostra ao seu vizinho que você está ali para somar, melhorando a qualidade e confiança nas relações estabelecidas.
Possui outras dicas de política da boa vizinhança que ache importante citar? Conte para a gente nos comentários.
- Artigo Anterior Principais Dicas para Ter Atenção Antes de Adquirir um Imóvel
- Próximo Artigo Por que comprar o seu apê direto da planta?