Cada tipo de piso exige cuidados diferentes para que ele dure mais e se mantenha com aspecto de novo por muito mais tempo. Os cuidados são fáceis de serem tomados e para te ajudar a entender quais são eles, elaboramos esse artigo.
Abaixo você confere diferentes tipos de pisos e os cuidados que você deve tomar com eles:
Cerâmica
Um dos mais usados na construção a cerâmica possui alta capacidade de resistência a arranhões, manchas e até mesmo unidade. Além disso, ela possui alta resistência estrutural e mesmo que objetos pesados caiam no piso, muito dificilmente irá danificá-lo.
Para melhorar ainda mais as características de resistência da sua cerâmica, opte por aquelas do tipo “vitrificada” e procure não utilizar produtos corrosivos para a limpeza como desengordurastes e água sanitária, dando preferência ao uso de apenas água e sabão.
Porcelanato
Ainda mais resistentes do que a cerâmica, o porcelanato é uma ótima opção para qualquer ambiente da casa. Ele é tão resistente que até mesmo cozinhas industriais o utilizam para revestimento do chão.
Sua limpeza dispensa o uso de materiais químicos e deve ser feita apenas com vassoura de pelos e pano úmido para tirar poeiras e possíveis resíduos que estejam agarrados ao piso. Contudo, o porcelanato costuma ser mais caro do que a cerâmica e sua instalação necessita de mão de obra qualificada.
Pedra natural
Cada vez mais populares os revestimentos de pedra natural vem sendo a escolha daqueles que querem um piso para a vida inteira. Contudo, esse tipo de piso possui porosidades e é preciso que seja aplicada uma camada de material selante para evitar manchas e a absorção de água.
Sua manutenção e limpeza são fáceis e o recomendável é que você o lave apenas com água e sabão não corrosivo quando for limpá-lo.
Madeira
Os pisos de madeira natural são muito bonitos, porém não podem ser limpos com água e nem mesmo panos úmidos, na limpeza deverá ser utilizado apenas vassoura, panos secos ou aspirador de pó.
Já para as madeiras laminadas o uso de panos úmidos e não molhados é permitido, contudo, você deve evitar produtos que contenham silicone, pois, eles formam uma camada de gordura por cima da madeira e podem manchar esse tipo de revestimento.
Ardósia
De estilo único, a ardósia é uma ótima opção de piso barato se você está pensando em colocar um piso de pedra. Sua manutenção e limpeza devem ser feitas apenas com vassoura e pano úmido com sabão e é recomendável o uso de ceras líquidas específicas para aumentar o brilho da pedra.
Com o tempo a ardósia pode começar a se desgastar, e nesses casos, para que ela volte a aparência original, você deverá fazer a manutenção com a selagem e impermeabilização da mesma.
Tem mais alguma dica para manutenção de pisos? Que tal compartilhar com nossos leitores nos comentários. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.
- Artigo Anterior Principais Dicas para Ter Atenção Antes de Adquirir um Imóvel
- Próximo Artigo Por que comprar o seu apê direto da planta?