Luiza Cabral

Na hora de comprar um imóvel, é preciso ficar atento a diversos custos envolvidos, além do valor da parcela do financiamento do imóvel.

É preciso falar sobre os outros custos existentes nesse mercado, que quando não recebe a atenção necessária pode fazer o sonho virar pesadelo.

Sendo assim, não deixe de acompanhar os próximos tópicos para que possa ver quais são os custos envolvidos na compra de um imóvel.

Valor de entrada

O primeiro custo envolvido na compra de um imóvel é o valor de entrada, algo que a maior parte das pessoas começa a planejar com alguma antecedência, e é importante atentar para incluir na planilha de gastos.

Uma dica importante é que você invista esse dinheiro em aplicações conservadoras e que têm uma alta liquidez, como o Tesouro Direto.

Correção sobre a parcela do financiamento

Esse é um custo que aquelas pessoas que compram imóveis diretamente na planta vão adquirir e é preciso ter uma folga maior no orçamento para arcar com ele.

Até que o primeiro pagamento seja efetuado e feita a entrega das chaves, o comprador precisa pagar as parcelas do imóvel para a construtora com reajuste pelo INCC.

Depois que o imóvel já está construído, o valor da parcela é corrigido pelo IGP-M. Por isso, fique sempre atento a esses reajustes, para não ficar inadimplente com o seu financiamento.

Custo Efetivo Total (CET) do financiamento

No financiamento, você precisa pagar o valor que tomou de empréstimo junto com os juros que são cobrados pelo banco ou pela construtora.

Mas há muito mais envolvido, como é o caso do Custo Efetivo Total (CET), que é a junção das despesas e encargos que o cliente pagará no total pelo seu financiamento.

Ficar atento a esse valor é importante para que você avalie se está fazendo um bom negócio e se conseguirá arcar com os custos de adquirir uma casa própria.

 

Agora que você já conhece as despesas para comprar um imóvel, planeje-se e fique atento às propostas feitas pelos financiadores.

Categorias