Luiza Cabral

A imobiliária possui, sim, várias responsabilidades, para atender bem todos os clientes, e esse conhecimento é muito importante para todos que trabalham na área ou que estão pensando em alugar ou comprar/vender um imóvel.

E quais seriam essas responsabilidades da imobiliária?

A primeira responsabilidade e uma das principais é a avaliação detalhada da documentação do inquilino.
Ela deverá solicitar esses documentos e avaliar se toda a documentação necessária para a realização do processo de locação está certa, garantindo assim segurança para o locador.

A segunda responsabilidade é fazer a vistoria do imóvel antes que o inquilino realize a mudança para o local.

Além disso, a vistoria deve ser realizada também no momento da saída do inquilino do imóvel, para garantir que o dono terá sua propriedade preservada e que qualquer avaria seja consertada.

A elaboração do contrato de locação é extremamente importante, porque evita que as duas partes, locatário e locador, tenham problemas e saibam exatamente quais são seus direitos e deveres.

Somente depois que o contrato for redigido que o processo será fechado, com a assinatura das duas partes, e então a validade do acordo é iniciada.

A última principal responsabilidade da imobiliária é consultar os débitos que o inquilino deixou abertos ao sair do imóvel que alugou, como energia ou água, por exemplo.

Se houver pendências por parte do locatário, a imobiliária também tem a responsabilidade de cobrar dele os valores que são devidos, até a finalização dos débitos.

A imobiliária, por meio do agente imobiliário, deve ter em mente sempre que ele tem que atuar com a máxima eficiência, mantendo o zelo e também a transparência, para que locatário e locador tenham o máximo de satisfação.

Categorias