Luiza Cabral

No dia 12 de dezembro a capital do nosso estado completa 122 anos! Falar da nossa linda Belo Horizonte é fácil e bastante prazeroso, afinal, para todos os mineiros BH, como é chamada pelos íntimos, representa o desenvolvimento do nosso estado.

 

Antes de ser Belo Horizonte, em 1890, a cidade se chamava Arraial de Belo Horizonte e era composta basicamente por estrangeiros de diversas nacionalidades e trabalhadores que chegaram no município para trabalhar na sua construção. Já no ano de 1893 é entregue ao então presidente da república, Afonso Pena, um relatório sobre a construção da capital mineira.

 

Nesse relatório estavam descritas a construção de uma avenida que contornasse a cidade, avenida do contorno, e também as primeiras casas do atual bairro dos funcionários, por exemplo. Depois de entregue o relatório e prosseguido o andamento para erguer a atual Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897 é instituída a cidade, porém com o nome de Cidade de Minas Gerais.

 

Contudo, no ano de 1901 esse nome foi alterado para se perpetuar como Belo Horizonte, nome esse que não poderia ser mais adequado as belezas naturais que circundam a cidade.

 

Para quem vive em Governador Valadares, Belo Horizonte é quase que caminho da roça, como diz o ditado popular. Estimulado pela linha de trem da Vale, Vitória – Belo Horizonte, o trânsito de pessoas indo e vindo de Governador Valadares para a capital foi facilitado e serve até os dias atuais para transitar entre ambas cidades de forma mais econômica e segura.

 

Vive em Governador Valadares, mas é apaixonado por Belo Horizonte? Conte nos comentários a sua relação com essas duas cidades e vamos trocar experiências e histórias. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Categorias