Luiza Cabral

A permuta de imóveis é uma modalidade que pode ser usada com imóveis de qualquer tipo, não importa se é um apartamento, casa ou terreno.

Mas, o que é a permuta?

É a prática da troca de um bem com um valor equiparado ao do imóvel, sem que seja preciso fazer pagamento em dinheiro por quem o está adquirindo.

Essa modalidade tem ganhado muita popularidade à medida que proprietários de imóveis têm encontrado dificuldade para fazer vendas, em vista da crise financeira.

Apesar de estar mais popular, ela ainda gera desafios para o mercado. Porém, pode sim ser uma moeda de troca vantajosa para as duas partes.

Todos os tipos de imóveis são válidos para esse formato de transação, como as casas, os apartamentos, os terrenos e mesmo unidades (imóvel na planta) que não foram construídas ainda.

Uma pessoa pode, então, trocar um terreno para a construção de um prédio para ter direito a uma unidade quando o empreendimento estiver finalizado, sendo considerada como uma das situações mais vantajosas do mercado.

Para esse tipo de negócio, sob a forma de permuta de imóveis, o mais importante de tudo é que as partes que estão envolvidas acordem tudo, de modo a gerar um contrato que formalize o que está sendo feito entre ambos.

Isso vai fazer com que esse negócio se torne um acordo legal e escriturado entre ambas as partes, com a escritura custando, em geral, de 4% a 6% do valor total daquele bem envolvido na negociação.

Por tudo isso, vale a pena sim considerar a permuta de imóveis como uma opção nos tempos atuais para negociar os bens que possui e fechar ótimos negócios.

Categorias