Luiza Cabral

Mais do que apenas uma mancha na parede, o mofo é um organismo vivo, formado por fungos, que além de deixar as superfícies com um aspecto sujo, podem até mesmo causar doenças, principalmente, do trato respiratório.

 

Para você que está em busca de uma solução para acabar com o mofo, elaboramos esse artigo com 5 dicas que irão te ajudar nessa tarefa. Confira:

 

1 — Trate superficialmente

 

O ideal para que você fique livre do mofo é que sejam feitas impermeabilizações, tanto do alicerce quanto do teto do imóvel durante a construção, contudo, essa opção pode ser inviável em um imóvel já construído. Nesses casos é indicado adotar soluções temporárias como, por exemplo, tirar a tinta e a argamassa da área afetada e aplicar uma solução impermeabilizante para aí sim amaciar e pintar a parede novamente.

 

2 — Troque o revestimento

 

Se a origem do mofo é estrutural e para solucioná-lo você precisará fazer grandes reformas, uma solução mais simples é a de apenas trocar o revestimento. Ótimas opções para, pelo menos, ficar livre do aspecto sujo é optar por cerâmica ou pastilhas, mas esteja atento, essa solução dura poucos anos e com o tempo a cerâmica pode começar a cair.

 

3 — Utilize tintas especiais

 

Algumas marcas possuem tintas que são próprias para acabar temporariamente com o mofo. Marcas como Suvinil e Coral disponibilizam produtos fáceis de utilizar e que dispensam mão de obra de terceiros. Basta passar a tinta por cima do mofo que ela matará os fungos e manterá a parede limpa por muito mais tempo. Lembre-se, ela acaba com o mofo, não com umidade.

 

4 — Faça uma limpeza caseira

 

Essa é uma das soluções mais rápidas e baratas e também a que dura menos tempo, contudo, pode funcionar como uma solução temporária para o problema. Na parte externa do imóvel o mofo pode ser eliminado com uma solução de água sanitária, detergente e água, esfregando levemente com a ajuda de uma escova e retirando a sujeira com um pano úmido.

 

Já para a parte interna do imóvel o recomendável é substituir a água sanitária por água oxigenada 10 volumes, porém, também pode ser usado vinagre de álcool.

 

5 — Proteja seus móveis

 

O mofo e a umidade podem atingir até mesmo os móveis da sua casa, para evitar que peças que ficam em contato com paredes mofadas sejam atingidas pelo problema é recomendável colocar entre a parede e o móvel uma folha de isopor para isolar um do outro, pode ser fininha mesmo.

 

Já para o mofo que fica nos armários, é indicado limpar o móvel por completo e passar uma solução de água com vinagre de álcool por toda a superfície interna do móvel.

 

Após basta passar um pano úmido para tirar o excesso de vinagre e deixar secar bem para voltar com os itens ao local.

 

Mofo pode ser uma dor de cabeça, não é mesmo? Que tal ajudar os nossos leitores e compartilhar suas experiências com esse fungo? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Categorias